Coaching,  Inspiração,  Liderança

A “desmaterialização” física oferece uma linguagem singular ao Leadership Coaching

Somos habitantes de um tempo de grandes dificuldades e desolação, mas também de elevada resiliência e capacidade de resposta, no qual a “desmaterialização” física oferece uma linguagem singular ao Leadership Coaching.

As grandes mudanças, trazidas pela pandemia, fazem-nos reflectir que somos um povo, uma família, um planeta, no qual os laços associados à vida são mais fortes do que qualquer sucesso transacionável e temporal.

Sendo o espelho de quem nós somos, o mundo dá-nos agora oportunidades únicas de nos reencontrarmos e redescobrirmos como nos servimos mutuamente, num amanhecer de significados e acções com propósito.

Os diferentes papéis que cumprimos, devem convergir para acções de valor comum, numa visão consistente de elevação individual e colectiva.

Repensar os métodos, ressignificar o tempo ou reorganizar as obrigações é um exercício que requer vontade e perícia, com recurso a metodologias de suporte, que aumentem a rapidez e a eficácia das soluções.

O Leadership Coaching é um recurso de excelência, na reorganização das pessoas, empresas e sociedades.

Como metodologia direccionada para soluções, tem um caminho adaptável, seguindo as incríveis mudanças com que globalmente nos debatemos.

Vê-lo como um elemento nutritivo, um serviço precioso de oportunidade, confere-lhe um papel relevante e uma ambição de partilha entre observador e observado.

Ambos unidos nessa direcção comum que é descortinar, conceber e implementar estratégias e acções: ambiciosas, mas flexíveis, resilientes, mas adaptáveis, aos novos ambientes com que a humanidade se defronta. E em particular as pessoas em posição de liderança.

Durante os confinamentos desta pandemia, todas as sessões de Coaching Executivo que realizei foram em modo digital. Algumas com líderes que passaram do presencial para este formato e outros que se iniciaram de novo.

Nesta passagem, a “desmaterialização” da presença física é substituída por uma consciência da interacção presencial, ancorada em empatia activa e capacidades auditiva, visual e vocal bem desenvolvidas e capazes de se focarem, sem qualquer desvio, no interlocutor do outro lado.

Em tantos meses de pandemia e confinamento, são já muitas dezenas de horas de experiência, que me têm mostrado a versatilidade de como o Coaching Executivo, feito via digital é uma porta aberta para caminhar num universo de novas potencialidades:

Menor exposição física reduz o medo na demonstração de fragilidades, aumentando a rapidez das grandes descobertas.

Pequenas fracções de segundo de silêncio abrem portas a oportunidades de auto-reflexão profunda.

A visão das dificuldades ou problemas é feita com maior objectividade, menor rigidez e crítica e maior rapidez de resposta às opções e soluções.

A relação digital de Leadership Coaching é uma revelação do potencial humano, substituindo a fisicalidade por ligações empáticas genuínas e autênticas.

Há, neste processo, uma linguagem intuitiva singular, uma energia que se transmite e dá confiança, desenvolvendo-se e crescendo, até se tornar uma assinatura de comunicação subtil e eficaz, traduzida numa experiência de elevação e propósito.


Este artigo foi publicado na revista Lider #14, edição Julho-Setembro 2021

  • Identifica neste artigo oportunidades para si e para o seu crescimento e desenvolvimento? Faça um diagnóstico personalizado das suas necessidades e das competências que deve desenvolver, para atingir o seu nível mais elevado. Agende uma conversa, sem qualquer compromisso.

Para conhecer mais sobre os programas e soluções que oferecemos, consulte o site ou envie um email