O que é Coaching?

Coaching é uma modalidade de trabalho que tem por objectivo orientar uma pessoa ou um grupo de pessoas a desenvolver as acções e comportamentos necessários para alcançar objectivos e metas.

Baseia-se em dois aspectos principais:

  • Implementação de várias metodologias de desenvolvimento humano, profissional, empresarial e de negócios.
  • Formação, competências, experiência, capacidade e habilidade do coach de inspirar, empoderar e conduzir os seus coachees ao longo do percurso necessário para atingir as metas que foram desenhadas.

O Coaching é considerado como a profissão com maior desenvolvimento dos últimos anos, e possui um alargado leque de intervenções e especializações.

Não é considerado uma terapia, na medida em que o seu objectivo não é tratar qualquer espécie de patologia, mas sim conduzir ou orientar as escolhas dos clientes.

Neste sentido, não há, à partida, nenhuma área humana, dos negócios, política, económica ou desportiva, que não possa ser acompanhada por processos de Coaching. Como meio constante de assegurar a melhor performance e a implementação de adequadas metodologias, no caminho do sucesso.

Os programas de Coaching que desenvolvo são destinados a:

  1. Todas as pessoas que desejem progredir na sua carreira ou implementar mudanças na sua vida.
  2. No âmbito empresarial, destaco as minhas áreas de intervenção:

  • Leadership/Executive Coaching em âmbito privado e em ambiente organizacional
  • Empoderamento dos Empreendedores, dotando-os de competências adequadas ao desenvolvimento do seu negócio.

Cada programa de coaching consiste num plano desenvolvido em comum, que tem por base uma análise situacional, assim como a estimativa de tempo e de recursos necessários ao cumprimento dos objectivos.

Mais do que nunca, este momento é importante para ampliar conhecimento e desenvolver competências e talento, que tenham sido ignoradas ou negligenciadas no desenvolvimento pessoal e profissional.

Com vista a uma eficácia maior, e fruto de 20 anos de experiência, desenvolvi uma metodologia específica, a EFV (Energia-Foco-Visão). Esta metodologia oferece um modelo sistematizado e holístico, com absoluta customização e adequação às necessidades.

Conheça os princípios e o valor desta Metodologia de Coaching aqui.

Para avaliação das necessidades que possa ter ou competências que quer desenvolver, pode agendar uma conversa, sem qualquer compromisso:

Para conhecer as ofertas em acções de formação, veja aqui a nossa página de formação.

Conheça mais sobre mim e a minha competência em BIO.

coaching

Os artigos mais recentes

Aventuras no Quénia: o inesperado nas férias

Não estava incluída a inesperada escuridão do céu, e a sua intensa e tensa tempestade no Lago Naivasha, que quase nos custou a vida, quando, há um ano, em Julho 2021, esta viagem ao Quénia foi pensada.Um ano depois, em Agosto 2022, concretizou-se. Dos 20 dias, trouxe infinitas recordações e vivências, da pequena parte que pude visitar, deste país de 56 milhões de habitantes.Tinha estabelecido alguns objetivos de partida:Conhecer a savana africana, respirando a sua energia e a comunhão com os animais no seu habitat natural e espontâneo.Respirar a natureza autêntica ligando-me à força da mãe terra, vivenciando experiências genuínas

Ler Mais »

Há uma dimensão espiritual em todos nós

Aquela parte que procura significado e compreensão sobre quem somos realmente, é a dimensão espiritual em todos nós. É também o lado humano que se quer conhecer, encontrar e descobrir para lá do exterior e dos apelos externos.  Espiritualidade é um caminho e uma filosofia de vida, nem sempre óbvia, mas sempre satisfatória.  Através dela encontramos respostas e colocamos perguntas que nos trazem melhor e maior conhecimento.  O sentido existencial vai crescendo através de uma visão holística de quem somos e como somos. Deixamos de nos ver separados para descobrirmos que todos somos um todo, com ansiedades, necessidades e talentos

Ler Mais »

Ontem foi dia do Círculo de Cura e a Coragem esteve presente

Ontem foi dia do Círculo de Cura. Como todas as quartas-feiras às 21h. No período de partilha falou-se de Coragem. E da importância de refletirmos com coragem sobre as nossas escolhas. A Ana recordou o tempo em que corajosamente os portugueses se lançaram ao mar. E conquistaram um novo conhecimento dado ao mundo e um progresso sem igual ao nosso país. E a questão óbvia foi feita: “Continuam os portugueses de agora tão corajosos como os do século XV?” A resposta a esta pergunta não é unanime. E isso também não é importante. O importante é o tempo que vivemos

Ler Mais »