A formação tem como objetivo dotar as pessoas de conhecimentos teóricos e práticos, e refere-se ao conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimento, capacidades, competências e comportamentos.

A formação profissional dos colaboradores das empresas, dá-lhes as necessárias competências para se sentirem empoderados, aumentando o seu talento, qualidade, e produtividade, melhorar a satisfação e o bem-estar.

No âmbito das empresas, a formação potencia a aquisição das competências necessárias para aumentarem, de forma eficaz, os seus níveis de rentabilidade, qualidade e crescimento.

Desta forma, no desenvolvimento profissional e de carreira, vários estudos demonstram que a formação é crucial para criar vantagens competitivas.

É através de formação e aprendizagem contínua que pessoas, profissionais e empresas ganham vantagens competitivas e de auto-realização, motivadoras da inovação e empoderadoras do desenvolvimento do Talento necessário ao progresso e crescimento humano.

Efectivamente, as pessoas são o motor do crescimento e da criação de valor, seja qual for a sua forma e objectivo, e é nas pessoas que se centra a formação.

Tal como os músculos perdem resistência e força, se não forem estimulados através de exercício físico, o nosso cérebro deve activar a criação de novos neurónios. Funcionam como geradores de conexões entre as diferentes regiões do cérebro, o que é fundamental para evitar a sua deterioração.

O mundo, e em particular a situação de pandemia coronavírus covid-19 que enfrentamos, com todas as incertezas e dúvidas sobre o futuro, já estão a impor a aquisição rápida de novos conhecimentos, em particular no teletrabalho.

Mas também esta nova forma de trabalho implica novas e diferentes competências e práticas, que podem ser adquiridas por bons planos de formação executados por profissionais credenciados e capazes.

A proposta formativa que apresento, é destinada essencialmente às áreas comportamentais e de desenvolvimento pessoal, em ambiente customizado ou aberto.

Como se desenvolve um plano customizado?

No ambiente customizado, após cuidadosa análise das necessidades e expectativas, elabora-se um plano e uma calendarização, susceptíveis de análise e aprovação.

As temáticas englobam:

MINDFULNESS NA LIDERANÇA
– FERRAMENTAS DE COACHING PARA LIDERAR
– INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
– COMUNICAÇÃO, EMPATIA E INFLUÊNCIA
– GESTÃO DE TEMPO E ORGANIZAÇÃO DE TAREFAS
– AGILIDADE NO CENTRO DA LIDERANÇA

No ambiente aberto, os programas focam-se nas principais tendências da gestão de pessoas e do desenvolvimento do potencial das pessoas e das empresas, e englobam, além das anteriores:

MINDFUL LEADERSHIP
METODOLOGIAS ÁGEIS
POSITIVE ENGAGEMENT
DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL E DO TALENTO
AUTO-CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
GESTÃO DE CONFLITOS
GESTÃO DE STRESS
GESTÃO DE TEMPO
MINDFULNESS
GPS DO POTENCIAL
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL

Reportando-me de novo ao momento presente, no qual a adaptação e flexibilidade exigidas têm elevados impactos nos comportamentos, na gestão das emoções e na comunicação, pelo que todos os programas que disponibilizo têm em conta a realidade de teletrabalho, além da abordagem habitual.

maria julia nunes formação

Apresse o passo, que o mundo está a mudar.

Participe nestes programas de Formação.

Empodere o seu Talento e deixe o seu Valor Brilhar!

Para avaliação das necessidades que possa ter ou competências que quer desenvolver, pode agendar uma conversa, sem qualquer compromisso:

Conheça aqui o programa de Coaching que desenvolvi.

Saiba mais sobre mim e sobre as minhas competências, veja em BIO.

Os artigos mais recentes

Aventuras no Quénia: o inesperado nas férias

Não estava incluída a inesperada escuridão do céu, e a sua intensa e tensa tempestade no Lago Naivasha, que quase nos custou a vida, quando, há um ano, em Julho 2021, esta viagem ao Quénia foi pensada.Um ano depois, em Agosto 2022, concretizou-se. Dos 20 dias, trouxe infinitas recordações e vivências, da pequena parte que pude visitar, deste país de 56 milhões de habitantes.Tinha estabelecido alguns objetivos de partida:Conhecer a savana africana, respirando a sua energia e a comunhão com os animais no seu habitat natural e espontâneo.Respirar a natureza autêntica ligando-me à força da mãe terra, vivenciando experiências genuínas

Ler Mais »

Há uma dimensão espiritual em todos nós

Aquela parte que procura significado e compreensão sobre quem somos realmente, é a dimensão espiritual em todos nós. É também o lado humano que se quer conhecer, encontrar e descobrir para lá do exterior e dos apelos externos.  Espiritualidade é um caminho e uma filosofia de vida, nem sempre óbvia, mas sempre satisfatória.  Através dela encontramos respostas e colocamos perguntas que nos trazem melhor e maior conhecimento.  O sentido existencial vai crescendo através de uma visão holística de quem somos e como somos. Deixamos de nos ver separados para descobrirmos que todos somos um todo, com ansiedades, necessidades e talentos

Ler Mais »

Ontem foi dia do Círculo de Cura e a Coragem esteve presente

Ontem foi dia do Círculo de Cura. Como todas as quartas-feiras às 21h. No período de partilha falou-se de Coragem. E da importância de refletirmos com coragem sobre as nossas escolhas. A Ana recordou o tempo em que corajosamente os portugueses se lançaram ao mar. E conquistaram um novo conhecimento dado ao mundo e um progresso sem igual ao nosso país. E a questão óbvia foi feita: “Continuam os portugueses de agora tão corajosos como os do século XV?” A resposta a esta pergunta não é unanime. E isso também não é importante. O importante é o tempo que vivemos

Ler Mais »