Acredito na perfeição das pessoas

Acredito na perfeição das pessoas, e que as posso ajudar a realizar os seus projectos e concretizar o seu propósito de vida.

Foi a partir deste conhecimento empírico, que o centro da minha actividade profissional se definiu com clareza e se transformou na missão de empoderar pessoas e empresas através de abordagens inovadoras para crescimento pessoal e profissional.

Por outras palavras, especializei-me em soluções sustentáveis de desenvolvimento do potencial humano e organizacional, traduzidas em talentos claros e qualidades positivas.

Maria Julia Nunes

Foi um caminho de descoberta e construção, de testar, observar e melhoria contínua. Com resultados visíveis, consistentes e duradouros.

Aos 20 anos, ainda estudante, comecei a trabalhar. Foi na indústria farmacêutica que desenvolvi o meu primeiro ciclo profissional.

Antes de deixar essa área, fui durante 9 anos Regulatory Affairs Manager e Business Development Manager numa farmacêutica presente em 70 países do mundo. Com uma carreira internacional na área do licenciamento de novos medicamentos, oriundos de biotecnologia, viajei por diversos países, como Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Brasil ou Estados Unidos. O convívio internacional com colegas de dezenas de países, e o facto de ter vivido em Bruxelas, onde conheci e convivi com uma realidade social muito mais desenvolvida que a nossa, deu-me asas e oportunidade de aprender e trazer para Portugal métodos inovadores de trabalhar e fazer as coisas.

Rapidamente me dei conta das resistências portuguesas à inovação. Mas descobri também a enorme facilidade que eu tinha em criar empatia, compreender os anseios dos meus interlocutores e obter resultados rápidos.

Maria Julia Nunes

Um dia, fui convidada a sair de Portugal, assumindo um lugar internacional no grupo. Pois, acredite, não aceitei.

Achei sempre que o meu lugar era aqui em Portugal, onde naturalmente fiquei.

Mas, compreendi que aquele convite que recusei, foi também o ponto de viragem na minha mudança de carreira. E assim, além de recusar o convite que me foi feito, apresentei a minha demissão.

Os anos seguintes foram difíceis, porque eu sabia exactamente o que iria fazer, mas não sabia como. Nos anos 90, o Coaching não era conhecido, a Inteligência Emocional soava estranha, o Desenvolvimento Pessoal era coisa de fanáticos, a Liderança confundia-se com ser o chefe.

Demorei uns anos a preparar o modelo de trabalho, a adquirir ou aprofundar o meu próprio desenvolvimento pessoal, comecei a trabalhar como coach de uma forma mais ou menos particular, e em 2004 surgiu oficialmente a inSoul.

São já muitos anos, nos quais observei e acompanhei a grande evolução que temos feito ao nível dos processos de desenvolvimento humano e empresarial.

Todos sempre feitos através das pessoas, que são para quem eu dedico a minha paixão profissional.

A minha diferenciação

Maria Julia Nunes

Sou extremamente intuitiva e essa qualidade é uma fantástica mais valia na compreensão das pessoas, dos seus anseios e necessidades, e na descoberta da forma como as posso ajudar.

O meu lado intuitivo, em conjunto com o racional, a capacidade de síntese e organização que tenho e a competência académica e científica, são os ingredientes que diferenciam a abordagem do meu sistema de trabalho.

Todas as pessoas e empresas com quem trabalho ou já trabalhei são únicos, e especiais, na sua diferença e necessidades.

Com gratidão posso afirmar que, graças à metodologia de Coaching que ofereço, já são milhares os que celebraram alegrias e sucessos merecidos, após ter sido possível superar dificuldades, lidar com desafios, descobrir potenciais, confiar nas forças, alavancar talentos, escolher a melhor forma de resposta às necessidades, perdoar os insucessos, desapegar-se do passado, agradecer cada dia e encontrar o propósito de vida, através de uma nova visão consistente e duradoura no tempo.

Mais recentemente, a convite, assumi a experiência de como docente no IPAM, a alunos de licenciatura e na Universidade Católica, a alunos de mestrado. Uma experiência de enorme profundidade, que me tem enchido o coração de alegria.

Porque o mundo muda todos os dias, sou flexível e acompanho essa mudança de forma atenta e focada, e, numa dinâmica de aprendizagem contínua. Observo, reflicto e actualizo constantemente as minhas competências com novos métodos e descobertas.

As minhas competências

Maria Julia Nunes

Além da Sociologia, da Psicologia Positiva, da Gestão Farmacêutica, da Neurociência, em particular o neuromarketing e neuroconsumo, da Sociologia das Organizações, a formação internacional em Coaching, Mentoring, Mindfulness, entre várias outras, e a multiplicidade de experiências profissionais e humanas, trazem-me diariamente ao que posso oferecer a quem deseja avançar na construção de uma vida com plenitude.

Encontra os detalhes no meu site profissional

O que me faz feliz

Maria Julia Nunes

Sou apaixonada e contempladora da natureza. Gosto de decoração e de pintura e até tenho algum jeito. Na pintura e artes decorativas, já fiz algumas exposições.

A prática de meditação e mindfulness são fundamentais no meu equilíbrio diário. Leio muito, com temas diversificados, que me trazem conhecimento e diversão.

A comunicação é essencial na minha vida, assim como o sorriso da minha filha Marta.

O assessment das minhas forças, diz que as principais são a capacidade de liderança, a criatividade e a bondade. Além disso, sou autêntica, íntegra e resiliente.

Falo e escrevo português, inglês e francês. O espanhol e italiano são-me fáceis.

Escrevo regularmente em várias revistas de RH e outras.

Os 2 livros de que sou autora saíram do coração, assim como o trabalho em formato digital que tenho produzido, com temas de Mindfulness.

Orgulho-me ainda, de ter criado o projecto Abraçar a Paz, em 2008, de carácter não lucrativo. Tem como missão o desenvolvimento de uma Cultura de Paz, que comemora os ideais de paz pessoal e social, fortalecendo e unindo pessoas e organizações, numa visão inspiradora de colaboração e desenvolvimento sustentado.

O que posso fazer por si ou pela sua empresa?

Maria Julia Nunes

De forma totalmente empenhada e capaz, ajudo a revelar os meios e as oportunidades para que melhore competências e comportamentos, e liberte os talentos que quer e merece, e concretize metas e aspirações.

Não hesite em marcar uma conversa, sem qualquer custo, exploratória das suas necessidades aqui.

Caso queira ainda mais detalhes sobre mim, visite ao meu site profissional. Clique aqui.