Liderança

Metodologia de Coaching

Energia – Foco – Visão (EFV)

A metodologia de Coaching que transforma potenciais em talentos

Perante a necessidade ou vontade de sair ou se libertar de um determinado estado para um outro que possa trazer mais satisfação e concretização, o Coaching é uma modalidade de intervenção eficaz.

Se bem aplicada e com um elevado grau de compromisso por parte de ambos coach e coachee (cliente), os resultados tornar-se-ão brevemente visíveis e a sua consistência evolui satisfatoriamente.

Em 20 anos de experiência, na condução de pessoas e projectos europeus de negócios, desenvolvi uma estratégia fácil de entender e poderosa nos resultados.

Os potenciais presentes no início do programa de Coaching, são os ingredientes, que são postos em acção, de forma focada e adequadamente dirigida, para os transformar e deles conseguir novos resultados.

Ou seja, na Metodologia de Coaching que desenvolvi e implemento com grande sucesso, Energia – Foco – Visão, EFV, é tudo o necessário para chegar a bom porto quando pretende alcançar algo que ambiciona.

Vejamos como e porquê:

  1. ENERGIA

A energia é o que nos move, o que mantém a vitalidade e a saúde em condições adequadas para realizar os esforços, as mudanças e as adaptações necessárias a determinados objectivos.

A compreensão do seu estado, a prática de melhorias e o aprendizado de novos recursos são mobilizadores da motivação para o caminho a seguir.

2. FOCO

Onde está a atenção, quais as ideias ou crenças que têm estado por trás dos projectos, ou que emoções estão por detrás dos sonhos e ambições.

A descoberta destes factores está associada à auto-compreensão e auto-conhecimento, permitindo o desabrochar de sentimentos positivos e confortáveis, necessários à consolidação clara e bem direccionada do futuro desejado.

3. VISÃO

Que visão tem das metas que pretende atingir e como pode e deve potenciar essa visão com e através de significados mais amplos, facilitadores das descobertas e do desenvolvimento das estratégias e comportamentos que conduzam às soluções e consequentemente à concretização.

Potenciadora de ideias que de facto se transformam, a visão representa uma mudança de orientação mental e emocional criada a partir de estímulos mentais e emocionais do sonho ou meta concretizada.

Uma vez que é possível criar mentalmente uma visão do sucesso pretendido, antes mesmo dele acontecer, essa visão é o motor influenciador da vontade de agir e concretizar.

Estes três elementos, representam um fio condutor, que vai desenrolando as limitações existentes. Enquanto que, de forma bem focada e dirigida, são empoderadas e alavancadas as forças e capacidades que maximizam a performance, através de metas definidas.

Indo além das limitações, sem imposição externa, mas através da auto-descoberta, para se elevar ao nível que deseja e merece.

Este modelo baseado em Energia – Foco – Visão é uma força premium, diferenciadora e altamente estimulante.

Pela sua natureza integrada e holística, esta metodologia é transversal às diversas necessidades e natureza dos programas de Coaching.

Sendo o Coaching considerado como um instrumento poderoso no desenvolvimento pessoal, na liderança e nos negócios, entre outros. Quando desenvolvi o método EFV, tive ainda em conta um aspecto muito importante: reduzir o tempo de duração necessário a um programa de Coaching.

As vantagens do Coaching estão largamente documentadas e comprovadas, sendo considerada a profissão com maior crescimento mundial e a metodologia mais eficaz no desenvolvimento humano.

Sobretudo em contexto empresarial, e em partícula na Liderança, o tempo é um elemento de extrema relevância, no que respeita a que rapidamente se tornem visíveis os resultados.

Adicionalmente, a metodologia de Coaching EFV que criei, é um processo e uma força diferenciadora e altamente estimulante.

Para conhecer mais sobre o meu trabalho em Coaching, clique aqui.

De forma gratuita, agende uma sessão exploratória sobre as possibilidades que esta metodologia lhe oferece: