Serviços

Mindfulness

O que é Mindfulness?

Atenção plena é a definição mais corrente de Mindfulness.

É assente numa base científica, com milhares de documentos publicados, o conceito e a prática desta modalidade de desenvolvimento humano, é transversal a qualquer actividade individual ou profissional.

Atenção plena é uma expressão que remete para um estado consciente e presencial, relacionado com a actividade que está a ser praticada.

Ou seja, é a capacidade de se focar de forma consciente e prioritária numa determinada tarefa, num dado momento.

Desta forma, a adopção desta prática tem crescido exponencialmente na área do trabalho, como veículo de suporte e empoderamento, nomeadamente em:

  • desenvolvimento da inteligência emocional
  • maior capacidade de foco
  • aumento do desempenho
  • redução de stress e ansiedade
  • aumento da compaixão
  • redução do julgamento
  • maior energia no momento de agir
  • humor mais estável
  • aumento da alegria e positivismo

A prática de Mindfulness baseia-se em exercícios meditativos, cujos princípios são extremamente simples de adoptar:

mindfulness

Toda a prática é realizada a partir destes três princípios, podendo adicionar-se progressivamente outras técnicas, como a visualização criativa. Na prática de Mindfulness, não são necessários materiais ou acessórios específicos.

O que precisa:

  1. Colocar-se numa posição confortável. Quando ainda está a começar esta prática, sugiro que nas primeiras vezes se sente, em posição confortável para o corpo. De costas direitas, e as mãos apoiadas sobre as pernas. Quando a sua familiaridade com a prática for mais elevada, vai aperceber-se de que em qualquer situação, posição ou lugar, consegue induzir no seu corpo e mente uma atitude e um comportamento de mindfulness expert.
  2. Lugar calmo e o mais possível silencioso. Com a prática, conseguirá abstrair-se do ruído.
  3. Caso necessite de controlar o tempo, tenha próximo um despertador, com o som baixo, para lhe indicar o momento de terminar. Sobretudo se estiver em período de trabalho, o indicador de tempo é bastante útil.
  4. Com o tempo, verá que naturalmente o seu corpo lhe mostra quando está a terminar. A prática de Mindfulness aumenta a sua ligação consigo mesmo, o que significa passar a estar consciente do que se passa no seu corpo.

Tempo de prática:

A este respeito, não há um tempo certo ou errado.

Por isso, cada pessoa tem o seu ritmo, que progressivamente vai descobrindo. Dependendo do estado emocional em que se encontra, poderá precisar de um pouco mais de tempo

Numa fase inicial comece com 5 minutos por dia. Pode repetir várias vezes ao dia. Compromisso com a prática:

mindfulness

1. Fazer diariamente, começando com 5 minutos por dia.

2. Não desistir, quando os pensamentos começam a aumentar

3. Ser muito paciente consigo mesmo

4. Aceitar que, tal como qualquer actividade ou matéria, antes de a dominar, tem de a aprender e praticar. O mesmo se passa aqui.

5. Logo a partir das primeiras experiências, começa a notar o efeito do Mindfulness.

Para que precisa e qual a importância de ter aulas de Mindfulness?

No início de algo novo, tendemos a desfocar-nos, porque queremos fazer da maneira certa, e isso retira a atenção do objectivo, desviando-a para pormenores distractivos.

Por isso, as aulas ou o acompanhamento do Mindfulness por uma profissional competente, têm várias vantagens, como:

  • Aprende a importância de uma prática focada e consistente
  • Aprende a definir os seus objectivos
  • Por não ter que estar a pensar nos passos que vai dar, uma vez que os seus sentidos estão a ser orientados, obtém melhores e mais rápidos resultados
  • Aprende a direcionar a atenção para o que é importante, ganhando foco, energia e visão
  • Por não ter que estar a pensar nos passos que vai dar, uma vez que os seus sentidos estão a ser orientados, obtém melhores e mais rápidos resultados
  • Desenvolve um ritual pessoal de prática que pode implementar em qualquer situação
  • Aprende como Mindfulness lhe dá recursos eficazes, perante as necessidades do quotidiano, nomeadamente em:

Através de uma prática autogerida serão atingidos os mesmos objectivos, embora necessite de consistência na prática e capacidade de auto-observação.

Recomendo na fase inicial, o desenvolvimento da prática com apoio profissional de mentoria de Mindfulness, e assim que houver familiaridade com o processo, dar-lhe continuidade de forma autónoma.

Seja na vida pessoal, familiar, social ou profissional, os benefícios do Mindfulness são elevados, e há extensa literatura científica a comprová-lo.

As metodologias de Mindfulness são usadas no campo da medicina, nomeadamente no tratamento da depressão, e como forma de redução de efeitos psicológicos nos doentes oncológicos, na redução da dor crónica, entre outras situações.

No âmbito do desporto, nomeadamente no de alta competição, potenciando a atenção, o foco e a gestão e de stress, como é o caso de Cristiano Ronaldo.

É uma prática transversal no âmbito organizacional, mas destaco aqui o seu impacto na liderança e nos líderes. Estes, sujeitos a grande pressão e muitas vezes em multitasking, são enormemente empoderados e ajudados através de sistemas de Mindfulness.

Richard Branson fundador da Virgin, Joack Dorsey, co-fundador do Twitter são apenas dois exemplos de grandes líderes que são conhecidos por não prescindem da prática de Mindfulness, e a implementaram nas suas empresas.

O tempo urge, as necessidades de eficácia crescem, as solicitações sobrepõem-se, a tensão e a ansiedade dão lugar à insegurança e ao medo, e estes, por sua vez, levam a um desgaste extremo que termina no burnout.

Esta prática é descomplicada, é gerida por cada praticante e os efeitos são imediatos.

Por tudo o dito acima, pelos 20 anos de experiência que tenho, digo-lhe que experimente ou aprofunde, caso já conheça.

Comece por fazer uma avaliação da importância do Mindfulness na sua vida pessoal e profissional, bem como na sua empresa, e marque uma conversa comigo, sem qualquer compromisso:

Juntos vamos conversar e descobrir se e quando dará início à melhoria do seu bem-estar físico, emocional e mental e aumentar a sua felicidade.

Para conhecer o programa de Coaching EFV, clique ai.

Para conhecer mais sobre mim e sobre as minhas competências, veja em BIO.